De Onde Somos

sexta-feira, 21 de junho de 2013

BBC - Consertem-me: Um Guia Horizon dos Transplantes @:)

Título Original: Mend Me - A Horizon Guide To Transplants
Gênero: Medicina | Saúde | Desenvolvimento da Medicina
Tempo de Duração: 59 min
Ano de Lançamento: 2013
Qualidade: DVDRip
Formato: XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 698 MB
A cirurgia de transplantes agora atingiu feitos incríveis – da realização de transplantes completos de face ao desenvolvimento de órgãos no laboratório. Esse Guia Horizon volta no tempo para examinar os destemidos e extraordinários médicos e pacientes que precisaram se superar para obter esse incríveis avanços.
O que agora é tão comum foi uma duríssima vitória, tanto para os pacientes que desejavam negociar suas vidas, como para os médicos que enfrentaram dilemas éticos e clínicos em nome do progresso. Michael Mosley olha nos arquivos da Horizon, identificando os pontos-chave de viragem nas cirurgias de transplante, de modo a explorar até onde a ciência pode chegar em sua luta por prolongar a vida.
OBS: Apesar da nota de cautela no início do documentário, ele pode ser tranquilamente assistido por aqueles já acostumados a imagens médicas - imagens de cortes no peito e órgãos internos. O único parêntese que faço é quanto ao trecho entre o final do segundo (2min55) e o início do terceiro minuto (3min10s) - pois há uma cena potencialmente chocante sobre os danos severos de um choque elétrico no rosto do paciente.
É um documentário de qualidade magistral, semelhante aos outros guias Horizon, pois nos permite compreender todo o histórico - nesse caso, um bem sangrento e triste - dos transplantes. Particularmente, foi comovente assistir ao caso da paciente com fibrose cística mas, tal como um dos médicos disse: É necessário haver homens corajosos, testes e tentativas. A evolução nos ensina isso, e a engenhosidade humana busca aprendê-la com perfeição.
Nota: Tradução, Legendas, Sinopse e observação por VitDoc
Espero que possam apreciar este vídeo tanto quanto eu!
Bom aprendizado @:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário