De Onde Somos

sexta-feira, 11 de abril de 2014

BBC - Brasil: Uma Verdade Inconveniente @:)


Título Original: Brazil: An Inconvenient History
Gênero: Doc/ História/ Antropologia
Tempo de Duração: 46 min
Ano de Lançamento: 2001
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 350 Mb
Mais uma vez. . . se não fosse nosso querido Lucas Lima, de Teresina-PI, nós todos ficaríamos sem essas preciosidades.
Eu fiquei encucado com a estória que a recenseadora do IBGE que esteve aqui em casa me contou . . . de que o bolsa-família ia na maioria das vezes para pessoas negras, pardas e descendentes de indígenas.
Então me lembrei de toda aquela estória de justiça social, que vi muito político falando, mas que só vi um fazendo. Não vou precisar falar aqui, você sabe quem é.
E daí ela me disse que hoje em dia, você vê mais negros indo aos shoppings para comprar, e não apenas para passear em dia de passe livre, como se via antes. Também estão em melhores postos como RH, finanças. . . e não apenas na limpeza, como era antes.
Eu imaginei que o vídeo sobre racismo pudesse explicar tudo, mas não explica o nosso Brasil.
Acontece que as dificuldades são muito mais profundas e precisamos de um pouco mais de tempo e que as pessoas que têm tocado o país pra frente, continuem seu trabalho. Mas vamos lá:
Portugal foi responsável pela maior emigração forçada da história da humanidade.
Da Angola chegou ao Brasil um número 10 vezes superior de escravos comparado à America do Norte. Este documentário, sobre o passado colonial do Brasil, foi realizado em 2000 por Phil Grabsky, para a BBC/History Channel. Ganhou um Gold Remi Award no Houston International Film Festival em 2001. Uma verdade inconveniente da história de Portugal.
Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior partícipe do comércio de escravos.
Quarenta por cento de todos os escravos que sobreviviam à travessia do Atlântico eram destinados ao Brasil, quando apenas 4% iam para os EUA.
Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos.
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888.
O vídeo tem depoimentos dos historiadores João José Reis, Cya Teixeira, Marilene Rosa da Silva; do antropologista Peter Fry e outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje.
Este é um importante vídeo sobre a história dos negros, história africana e estudos latino americanos. Bom aprendizado @:)   
Uploaded   

5 comentários:

  1. Oi Piloto.
    Por gentileza,se você conseguir achar o documentário ´´Grass – The History of Marijuana (Maconha - A Verdade Que Poucos Sabem (1999))
    de Ron Mann e Solomon Vesta´´ por favor,coloca pra gente aqui no blog.

    ResponderExcluir