Título Original: Racism: A History
Gênero: Doc /Antropologia /Chagas da Humanidade
Tempo de Duração: ~58 min (cada)
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 543 ~ 555 Mb (cada)
Agradecimentos ao Nordestino, Lucas Lima!
A imagem aí em cima é impactante!
Sei que muitos que apreciam nosso Blog dirão que não seria necessário algo assim tão forte.
Esta é só mais uma das violências do ser humano contra o próprio ser humano: RACISMO.
Algo que além de desagradável, é uma tremenda burrice.
Os vídeos examinam as atitudes de alguns dos grandes filósofos em relação às diferenças humanas, incluindo a abordagem das implicações dos dogmas do Velho Testamento acerca dos atributos das diferentes raças, especificamente "A Maldição de Cam".
Analisa a fracassada experiência democrática da Serra Leoa, a Revolução do Haiti, a primeira revolução escrava bem sucedida da história, demonstrando como ela passou da colônia mais rica das Américas ao país mais pobre do hemisfério norte. O episódio "A Cor do Dinheiro" trata, ainda que de forma superficial, da chamada "democracia racial" brasileira.
Por fim, conclui-se que a força motriz por trás da exploração e escravização dos chamados "povos inferiores" foi a economia, e que a luta para apagar e cicatrizar os feitos e legados deixados pelo sistema escravocrata ainda continua.
No segundo episódio, "Impactos Fatais", você verá que é a mais superficial das diferenças humanas, tem apenas a profundidade da pele. No entanto, como construção ideológica, a ideia de raça impulsionou guerras, influenciou a política e definiu a economia mundial por mais de cinco séculos.
O vídeo aborda as teorias raciais desenvolvidas na era vitoriana, a eugenia, o darwinismo social e o racismo científico, desenvolvendo a narrativa a partir da descoberta dos restos mortais encontrados no deserto da Namíbia pertencentes às primeiras vítimas do que ficaria conhecido como campo de concentração, 30 anos antes do nazismo chegar ao poder na Alemanha.
Tais teorias levaram ao desenvolvimento da Eugenia e das políticas raciais nazistas, hoje, amplamente utilizada pela "nação" mais racista do planeta:
Vide reportagens:
O vídeo sustenta que os genocídios coloniais, o campo de morte da ilha de Shark, a destruição dos aborígenes tasmanianos e os 30 milhões de indianos vítimas da fome, foram apagados da história da Europa, e que a perda desta memória encoraja a crença de que a violência nazista foi uma aberração na história daquele continente. Mas que, assim como os ossos ressurgidos no deserto da Namíbia, esta história se recusa a ficar enterrada para sempre.
Um pequeno aviso: Este segundo episódio possui imagens fortes, não aconselhável aos mais sensíveis.
No terceiro vídeo, "Um Legado Selvagem", é abordado o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos.
Iniciando pelos EUA, berço da Ku Klux Klan, onde o pesquisador James Allen, possuidor de vasta coleção de material fotográfico e jornalístico sobre linchamentos, defende que há um movimento arquitetado para apagar a mácula racial da memória do país.
A seguir, remonta à colonização belga do Congo, por Leopoldo II, onde os negros que não atingiam a quota diária de borracha tinham a mão direita decepada.
O documentário trata ainda da problemática racial na África do Sul (Apartheid) e Grã-Bretanha, abordando a luta do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA e a desconstituição do mito da existência de raças.
ERRATAS:
Durante a tradução, notei imprecisões quanto a algumas das informações veiculadas, principalmente, no que se refere à cronologia dos fatos.
Por isso, para que não pensem que houve erro de tradução (face à divergência entre o que é dito e o que se lê), eis o detalhamento dos erros retificados:
1 – A narradora informa que as Emendas Constitucionais americanas de nºs 13 e 14 teriam, respectivamente, abolido a escravidão e garantido o direito ao voto aos homens adultos negros. Contudo, a Emenda que garantiu o direito ao voto foi a de nº 15, e não 14 (que trata dos direitos dos cidadãos);
2 – A decisão da Suprema Corte no caso Brown contra Conselho de Educação foi proferida em 1954, e não 1955;
3 – O fato ocorrido com Rosa Parks foi no ano de 1955, e não 1951.
Bom aprendizado @:)
Por favor, havendo possibilidade, reupe esse doc. Gostaria muito de vê-lo. SEu blog é sensancional!!!!!!
ResponderExcluirCaraca!!! Muito obrigado por ter reupado!!! Muito obrigado. Obrigado. Obrigado!!!!!!!
ResponderExcluirSimplesmente sensacional.
Obrigado pelo hotfile. Salvaste minha vida. O seu blog é demais!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo site !
ResponderExcluirÓtimos documentários. Está mesmo ajudando
quem tem sede de "entender um pouco mais"!
Obrigado.
Aguarde os próximos lançamentos do nosso Blog que você ficará deveras entusiasmado...
ExcluirOla amigo Piloto.
ResponderExcluirSó avisando que hoje escrevi para seu e-mail.
Abraços.
Não recebi nada!
ExcluirPara qual e-mail mandaste, querida?!
Beijos
Oi amigo Piloto.
ExcluirEnviei para o e-mail que encontrei nessa página.
https://www.blogger.com/profile/08531178065678312732
Beijos.
ExcluirBom, não recebi nenhum e-mail em nome de Janaina Milu.
ExcluirManda pra cmte.wilson@gmail.com
Um grande beijo @:)
Bom dia,amigo Piloto.
ExcluirEnviarei a mensagem para este novo e-mail.
Grata pela atenção.
Beijos,meu querido.
Obrigado piloto por mais este documentário, não sei se chegou a acompanhar no fantastico um pouco desse documentário vale a pena colocar aqui, não achei nenhum link para download...abraços http://www.bbc.co.uk/programmes/b012w66t
ResponderExcluirVerei o que faço!
ResponderExcluir