De Onde Somos

terça-feira, 15 de abril de 2014

BBC- A Ciência e o Islã @:)

Título Original: Science & Islam- A History
Gênero: Doc / Ciências / Religião
Tempo de Duração: 59 min (cada)
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 500 Mb (cada)

O físico Jim Al-Khalili viaja pela Síria, Irã, Tunísia e Espanha para contar a história do grande avanço científico no conhecimento que ocorreu no mundo islâmico entre os séculos VIII e XIV.
Al-Khalili vira detetive, procurando pistas que mostrem como a revolução científica que ocorreu na Europa nos séculos XVI e XVII teve por base o mundo medieval islâmico.
Ele viaja pelo Irã, Síria e Egito para descobrir os grandes avanços na astronomia feitos por estudiosos islâmicos, decorrentes de sua obsessão pela matemática.
Depois, visita a Itália para ver como as ideias islâmicas permearam no Ocidente e acabaram ajudando a moldar o trabalho de Copérnico, e investiga por que o mundo islâmico pareceu declinar após os séculos XVI e XVII, para ressurgir apenas nos dias atuais.
Seu legado é tangível, com termos como álgebra, algoritmo e álcalis, todos de origem árabe e no centro da ciência moderna - não haveria matemática ou física modernas sem álgebra, ou computadores sem algoritmos e química sem álcalis.
Para Al-Khalili, nascido em Bagdá, esta também é uma jornada pessoal e em suas viagens ele revela uma cultura diversificada e voltada para o exterior, fascinada pelo aprendizado e obcecada com a ciência.
Do grande matemático Al-Khwarizmi, que estabeleceu a tradição que conhecemos como álgebra, a Ibn Sina, um pioneiro da medicina.
Espero que você aprecie tanto quanto eu apreciei. Bom aprendizado @:)
P.S.: Lembrando mais uma vez que sem o apoio fundamental do nosso amigo, Lucas Lima, de Teresina-PI (Ô cabra bom) nenhum dos docs reupados estaria de volta! Hauahauahauhau
A Lingüagem da Ciência  Uploaded 
O Império da Razão  Uploaded 
O Poder da Dúvida  Uploaded 

7 comentários:

  1. Ao protetor daqueles que querem aprender:
    os três vídeos já não estão mais no jumbofile.
    Não dá para colocar em otro provedor? O hotfile tem funcionado bem!
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado senhor responsável,

    não consigo baixar estes 3 documentários.

    Será que o problema está no local onde eles estão armazenados?

    ResponderExcluir
  3. Por favor
    não consegui baixar os três vídeos que devem estar com problemas nos links.
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estão os links no HOTFILE. Em seguida, colocarei os mesmos no Uploaded @:)

      Excluir
  4. Piloto, ficou show de bola!
    Está dando para baixar legal os episódios agora que eles estão no hotfile.
    Muito obrigado mesmo.
    Graças a pessoas como você
    muitos brasileiros podem ter acesso a vídeos altamente educativos. É uma forma concreta de democratizar o acesso a conhecimento de qualidade, algo característico dos documentários da BBC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostaste. . . vou por sempre em ambos pois alguns são apagados no Hotfile e outros apagados no Uploaded ou _ isto em ambos_ sequer se pode upar!
      É isso aí, gurizada @:)

      Excluir
  5. Olá, Piloto.
    Parabéns pelo seu portal de documentários os mais interessantes possíveis! Realmente são todos muito bons e nós ficamos sem saber qual assistir primeiro.
    Porém, o servidor Uploader que você sempre usa, é talvez um dos mais exigentes para se fazer download quando não se tem uma conta Premium. O tempo que ele exige entre um download e outro é de 3 horas! E a taxa é também baixíssima. Um documentário de 600 Mb levam quase 6 (!) horas para baixar... Os problemas não acabam aí. Se houver interrupção no download, o servidor não permite retomada de onde se parou e a solução é baixar tudo de novo, do zero...
    Por isso, eu gostaria de sugerir que você disponibilizasse os seus excelentes documentários também em outros servidores. Um que eu sempre uso e recomendo é o Mega (https://mega.co.nz/) que permite retomada, mais de um download ao mesmo tempo e a taxa é sempre muito boa.
    Faça isso, meu amigo, e deixe a sua legião de seguidores muito mais feliz.
    Abraço e parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho de divulgação científica que você faz.

    ResponderExcluir