De Onde Somos

domingo, 26 de agosto de 2012

A Centelha Humana @:)


















Título Original: The Human Spark
Gênero: Ciência /Antropologia
Tempo de Duração: 55 min (cada)
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 500 Mb (cada)
Mas um salvado pelo Premium, Lucas Lima, de Teresina-PI @:)
Qual a natureza da singularidade humana?
Onde "A Centelha Humana" surgiu, e quando?
E talvez o mais interessante, por quê?
Nesta série em três partes, Alan Alda aborda essas questões de forma pessoal, visitando dezenas de cientistas em três continentes e participando diretamente de várias experiências, incluindo o exame detalhado do seu próprio cérebro.
Levando seu bom humor e curiosidade a conversas com pesquisadores, ele busca "A Centelha Humana", com arqueólogos descobrindo pistas em ossos fossilizados e ferramentas dos nossos ancestrais.
Primatólogos estudando os nossos parentes vivos mais próximos para descobrir o que temos em comum e o que nos diferencia e com neurocientistas analisando sua mente com as últimas tecnologias de mapeamento cerebral.
Neste primeiro episódio veremos que nas cavernas da região francesa de Dordogne, Alan Alda presencia as espetaculares pinturas que remontam a 30 mil anos, arte que arqueólogos outrora pensaram ser os primeiros registros de pessoas com um cérebro igual ao nosso.
Quando essa arte foi criada, a Europa já era habitada por pessoas há centenas de milhares de anos, e milhares de gerações, pelos chamados neandertais.
Alan descobre, a partir de visitas a lugares onde os neandertais viveram, que eles eram tenazes e engenhosos.
Não produziram arte, e empregavam uma tecnologia que mudou muito pouco ao longo do tempo.
As pessoas que pintaram as cavernas, nossos ancestrais, eram diferentes, possuíam o que chamamos "A Centelha Humana", capazes não apenas de produzir arte, mas tecnologia inovadora e comunicação simbólica.


2 comentários:

  1. Piloto, estes 3 vídeos são muito bons MESMO.
    Como você gosta de vídeos científicos e de vídeos da BBC, dou a sugestão de você baixar o vídeo "O elo - Descobrindo nosso mais antigo ancestral". Seguramente ele se encaixa bem na proposta do seu blog que está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, obrigada pela sugestão. . . entretanto tenho tantos outros atuais para postar aqui e vou fazendo minha parte neste universo.
      Um forte abraço e obrigado por querer auxiliar @:)

      Excluir