De Onde Somos

domingo, 5 de agosto de 2012

BBC - Sangue e Vísceras: A História da Cirurgia @:)

Título Original: Blood and Guts: A History of Surgery
Gênero: Doc/ Medicina/ Ciência
Tempo de Duração: 60 Min (cada) 
Ano de Lançamento: 2008 
Qualidade: HDTV 
Formato: AVI 
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Qualidade de Áudio: 10 
Qualidade de Vídeo: 10 
Tamanho: 470 ~ 600 Mb
A volta desta série ao ar, não seria possível sem o esforço e obstinação do Lucas Lima de Teresina-PI.
Documentário da BBC em cinco episódios no qual o Dr. Michael Mosley ( A História da Ciência) conta a brutal, sangrenta e perigosa história da cirurgia.
Pra quem nesta época de ENEM sonha com um vestibular pra medicina, andar por aí de branco, ser chamado de Doutor (com todo direito) esta é a oportunidade de conhecer a história dos pioneiros.
Abordaremos 5 questões: Dentro do Cérebro, quando há 100 anos, operar o cérebro era uma perspectiva terrível, para paciente e cirurgião. Como resultado, era de se esperar o cirurgião coberto de sangue, e o paciente morto.
Corações que Sangram, por causa de seu histórico familiar de doenças cardíacas, o apresentador Michael Mosley mostra um especial interesse pelos pioneiros da cirurgia cardíaca, que oscilavam entre salvadores e carrascos.
Michael passa por um teste de cirurgia cardíaca, conhece um homem sem batimentos cardíacos e presencia uma cirurgia, na qual a paciente é resfriada até o seu coração parar e todo o seu sangue ser removido do corpo.
Peças de Reposição, atualmente os transplantes salvam milhares de vidas todos os anos e quase tudo, de coração a olhos, pode ser substituído. Mas no começo, os transplantes matavam mais do que curavam não só por causa das técnicas arcaicas mas, principalmente, por causa do sistema imunológico.
Consertando Rostos, o que pensamos ser um fenômeno moderno, na verdade começou há mais de 400 anos com rinoplastias mal feitas. Da tortura cirúrgica do século XVI ao Botox do nossos tempos, os cirurgiões ficaram confiantes, com a ideia de que podiam não apenas consertar o corpo, mas o nosso senso de auto-estima.
Primórdios Sangrentos, aqui você descobrirá como os primórdios da cirurgia foram sombrios e bárbaros, quando o bisturi do cirurgião provavelmente iria matá-lo ao invés de salvá-lo, e a medicina invasiva geralmente significava sofrer sangria por sanguessugas. Verá também as quatro descobertas fundamentais que transformariam para sempre a face da cirurgia: o mapeamento da anatomia humana, o controle das hemorragias, o desenvolvimento dos anestésicos e a prevenção das infecções. Dê graças por você viver nos dias de hoje @:)

12 comentários:

  1. Cara, muito obrigado por disponilizar arquivos tão preciosos. Seu trabalho e site são realmente fantásticos. Agradeço muito por sua ideologia de compartilhar. Gostaria de pedir só uma coisa: por favor, nunca nos deixe!

    Virei fã!

    Samuel

    ResponderExcluir
  2. por favor o episodio dos coraçoes que sangram nao esta disponivel, gostaria de ver a serie inteira valewwwwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, já está em outro servidor e está com link direto.
      É só clicar e baixar @:)

      Excluir
    2. Olá. Ótimo trabalho de divulgação científica!

      O capítulo 2 - Corações... está como um episódio de Através do Buraco de Minhoca.

      Ah! Gostaria muito de rever o episódio Budismo da série Religiões. Se puderes repostar. Abração.

      João Serpa, Santa Maria (RS).

      Excluir
    3. Oops! Falha minha! O link está correto, sim!

      Obrigado por tudo.

      Excluir
  3. muito obg,estava procurando muito esse documentário
    vlw

    ResponderExcluir
  4. Série maravilhosa.

    Vale a pena. Muito emocionante e nada nojento ou repugnante. Dá até gosto de ver ali o sangue, as víceras e as operações pq até vendo tudo isto ajuda realmente a atender do que ele está falando.

    Valeu Piloto

    ResponderExcluir
  5. Quais foram as quatro descobertas fundamentais para a evolução da cirurgia ?

    ResponderExcluir
  6. Pô cara, queria tanto ver isso novamente :( pena que os links não funcionam.

    ResponderExcluir