De Onde Somos

sexta-feira, 11 de abril de 2014

BBC - A História da Matemática @: )

Título Original: The Story of Maths
Gênero: Matemática/ Hatória/ Antropologia
Tempo de Duração: 58 min
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: HDTVRip
Formato: AVI
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: ~600 Mb (cada)
Como foram criados os números? Por que se criou a P.A e a P.G? Por que a China é a campeã das olímpiadas de Matemética? Quem foi Báskara? E os teoremas de Pitágoras, quem os criou e por que?
Esta série memorável apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, leva-nos numa viagem através dos tempos e em volta do mundo a lugares como o Egito, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos.
Os episódios desta série ambiciosa oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.
Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores vislumbres novos e extraordinários, relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade. Mais de 3 horas de uma superprodução....
No primeiro episódio, Marcus du Sautoy irá olhar para a importância que a Matemática tem para as nossas vidas, antes de analisar a matemática do Antigo Egito, Mesopotâmia e Grécia, abordando a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos retângulos e da geometria grega, onde pontificaram os grandes nomes de Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes.
No segundo episódio Marcus du Sautoy irá visitar o Oriente.
Enquanto a Europa estava mergulhada na Idade das Trevas, a Matemática avançava no Oriente, nomeadamente na China e na Índia, e mais tarde no Médio Oriente.
Analisaremos as maiores descobertas matemáticas deste período, época em que surgiram o sistema de notação decimal, o zero, a Álgebra e a Trigonometria, avanços obtidos graças às mentes de Ch’in Ju Xiao, Madhava, Omar Khayyam, Muhammad al-Khwarizmi, Fibonacci e Tartaglia.
O terceiro episódio se passa no século XVII, a Europa tornou-se o centro matemático do mundo.
Foram dados grandes passos na compreensão da geometria dos objetos fixos no espaço e no tempo.
Chegava a época de procurar desvendar a matemática que descreve os objetos em movimento.
Para isso, Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra.
Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.
Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História.
Por fim, o terceiro episódio analisará as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.
No quarto e último episódio desta série, Marcus du Sautoy abordará alguns dos maiores problemas matemáticos do século XX propostos por David Hilbert em 1900 e as histórias dos homens e mulheres que lutaram para conseguir solucioná-los.
Desde os trabalhos de Cantor sobre os infinitos, a teoria do caos descoberta por Henri Poincaré, os grandes dilemas colocados por Gödel, amigo íntimo de Einstein, o trabalho de Paul Cohen sobre os diferentes tipos de matemática existentes, a Geometria Algébrica de André Weil e as novas linguagens matemáticas de Galois, Julia Robinson e Grothendieck.
Bom aprendizado @:)

A Linguagem do Universo 
O Gênio do Oriente 
As Fronteiras do Espaço 
Rumo ao Infinito e Além 

Nota¹:
Mancala:  é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais.
Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao.
Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente.
Nota²:
Nota:
Sudoku, por vezes escrito Su Doku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números.
O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões.
O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias.
Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9.
Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.
Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.
O aspecto do Sudoku lembra outros quebra-cabeças de jornal.
Espero que ajude a quem ainda não viu esta serie!

13 comentários:

  1. Ótimo blog! Parabéns pelo seu trabalho.
    Realmente incrível o poder da matemática e da física. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Links on again e post refeito.

      Excluir
    2. Nem sei se é viável para esse blog e para vc, mas eu recomendo que vc, assim que tiver tempo, dê uma olhada no tipo de armazenamento deste blog: leandroultradownloads.blogspot. com.br
      Ele armazena com várias contas no hotmail, sem limite de velocidade da internet e de download

      Excluir
  3. Oi Piloto!Beleza?
    Cara...o uploaded está exigindo conta premium para baixar os documentários.Os links não funcionam.Se puder arrume para o pessoal.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, obrigado por me avisar.
      Entrei em contato com os caras e eles não estão conseguindo atender a demanda de crescimento no Brasil.
      Uma pena! Para mim, que sou premium, as consequências são que apesar de estar pagando, e ter uma banda de 50 megas, estão conseguindo baixar numa taxa de 1.3 mega, no máximo 1,75 mega, dependendo do horário.
      Por isso, estou disponibilizado todos os vídeos, pelo Hotfile também.
      Neste caso aqui, os nomes são Hotfile e como auxiliar, o Uploaded.
      Se não estiver dando por um, tenta no Outro e se houver ainda problema, buscarei outro servidor!
      Desde já, peço desculpas a todos pelos transtornos gerados @:(

      Excluir
  4. Os links dos capitulos O Gênio do Oriente e As Fronteiras do Espaço estao quebrados.

    ResponderExcluir
  5. Piloto
    a TV Escola (junho-2013) está passando um excelente série de História da Matemática produzida pela Coreia do Sul chamada "Matemática e o início da civilização" (em inglês "Math and rise of civilization"). No site original está a informação de que são 5 capítulos (a Tv Escola só apresentou 4).
    Não tem no youtube.
    Você será conhecido como O CARA se conseguir postar esta série...
    Abraços e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gravando esta série. Eu poderia disponibilizá-la para ser postada, mas precisaria de ajuda.

      Excluir
    2. Já tem esta Série Matemática e o Início da Civilização?

      Excluir
  6. o servidor está com problemas não deixa fazer download em modo free.............

    ResponderExcluir