De Onde Somos

domingo, 25 de novembro de 2012

O Poder do Mito @:)

Título Original: The Power of Myth
Gênero: Antropologia/ História/ Filosofia
Tempo de Duração: 53 min
Ano de Lançamento: 1988
Qualidade: DVDRip 
Formato: AVI 
Áudio: Inglês 
Legenda: Português 
Qualidade de Áudio: 10 
Qualidade de Vídeo: 10 
Tamanho: 725 mb (cada)
O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heroicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.. 
"Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo..." - Joseph Campbell 
"Nunca encontrei alguém que soubesse contar melhor uma história do que Joseph Campbell.
Escutando-o falar sobre as sociedades primitivas, foi transportado às largas planuras sob a imensa cúpula do céu aberto, ou à espessa floresta sob o pálio das árvores, e comecei a entender como as vozes dos deuses falavam através do vento e do trovão, e como o espírito de Deus flutuava em todo riacho da montanha, e toda a terra florescia como um lugar sagrado - o reino da imaginação mítica." - Bill Moyers
Série muito interessante que vou postar aqui a partir de agora.
Espero que gostem.
Sugestão/pedido/insinuação do anônimo.
No primeiro episódio Campbell explora nossa relação com o heroísmo, como parte integrante de todas culturas. Campbell nos desafia a ver uma jornada heróica em nossas vidas.
Uploaded
No segundo episódio Campbell compara as histórias sobre a criação (Gênese e de outras religiões) e analisa como os mitos de outrora podem não mais atender nossas necessidades atuais.
Já no terceiro, Campbell discute a importância de aceitar a morte como um renascimento, como na história de Cristo, no ritual de passagem das sociedades primitivas e o mito do búfalo. Ele também analisa o declínio desse ritual na sociedade contemporânea.
O quarto vídeo discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.
A partir de agora, no quinto episódio, a coisa toma rumo para a atualidade e Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra.
O sexto capítulo que encerra a nossa saga, vislumbra o que os antigos entendiam por Divindade e Campbell nos mostra as diferentes máscaras usadas na interpretação do mistério da Divindade no mundo, como cada povo interpretou a essência do Divino na sua Psique (Mente).

9 comentários:

  1. Sem palavras para agradecer... Simplesmente, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. E eu sei disso. Rsrsrsrsr

    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Beleza Piloto?

    Seu blog está DEMAIS cara!!!Você é muito dedicado a ele não é?Continue assim cara!

    Obrigado por mais um documentário e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu nobre, Cromaat! Realmente eu gosto muito do Blog, pena não ter tanto tempo quanto gostaria para traduzir rapidamente todos os documentários que estão em fila para a tradução. Mas vamos dar um jeito nisso! @:)

      Excluir
  4. agradeceria muitíssimo se tivesse vc tivesse as legendas para a série mitos 1,2 e 3 pois tenho todos mas sem as legendas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi amigo. . . . seja mais específico.
      Tu estás falando desta mesma série que está aqui?
      Se for. . . . amiguinho . .. não perde tempo . . baixa logo e vai ser feliz @:)
      Um forte abraço!!!!

      Excluir
  5. Muito obrigado Piloto pelo seus post seu blog é nota 10...

    Vida longa e próspera a ele...

    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá Piloto, acompanho seu blog há tempos, e gostaria de sugerir alguns docomentários sobre Darwin: 1. Darwin's dangerous idea; 2. What Darwin didn't know; 3. Darwin struggle the evolution of the origins of species. Esou com dificuldade para encontrá-los. Grande abraço.

    ResponderExcluir