De Onde Somos

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BBC - Brincando de Deus @:)

Título Original: BBC : Playing God
Gênero: Biologia/ Medicina/ Computação/ Singularidade
Tempo de Duração: ~59 min
Ano de Lançamento: 2012
Qualidade: HDTVRip
Formato: Xvid
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 698 Mb
Células e DNA já podem ser manipulados como se fossem software, para bem e para mal. Estariam os cientistas brincando de Deus?
Hoje, você verá que não são só os cientistas que podem usar essa tecnologia. . . você aí em casa, também pode. Está acessível e estará cada vez mais.
Um cenário científico polêmico está se desenhando e se tornando cada vez mais inevitável: estamos muito perto de um mundo onde células e DNA poderão ser manipulados e atualizados como um software vivo. Esse é o cenário mostrado pelo doutor Craig Venter em uma entrevista para o programa 60 Minutes.
Venter é um dos responsáveis pelo projeto Genoma Humano, que mapeou todo o nosso DNA e pela criação de vida sintética ao injetar unidades de DNA em uma célula vazia.
Segundo o doutor Venter, essas atualizações podem chegar na forma de uma nova geração de vacinas contra a gripe que _ diferentemente das vacinas atuais que demoram semanas ou meses para ficarem prontas _ poderão ser produzidas em questão de horas (24 horas ou menos, segundo ele). Isso já poderia acontecer no ano que vem.
A criação de vida sintética esbarra na polêmica discussão: “isso não seria brincar de Deus?”. Para Venter, as pesquisas são apenas uma tentativa de entender as regras de criação da vida. Ele diz: “Acredito que o Universo é muito mais espetacular do que simplesmente assumir que ele foi criado por uma força maior. Eu penso que o fato de que as células são máquinas movidas por software e que esse software é o DNA...esse é o segredo da vida...é realmente milagroso”.
Claro que o doutor Venter está ciente dos perigos envolvidos na eventualidade dessa pesquisa cair em mãos erradas. A sua bactéria sintética, por exemplo, só pode sobreviver no ambiente controlado de um laboratório e ele se mostrou totalmente a favor de regulação e salvaguardas para essa nova tecnologia.
Empresas como a DuPont já estão desenvolvendo suas próprias células sintéticas. A empresa desenvolveu um composto genético que está sendo usado em alguns tecidos e carpetes.
Venter já tinha contrato com a British Petroleum _ responsável pelo vazamento de petróleo acontecido no Golfo do México neste ano _ que poderia levar ao desenvolvimento de uma alga geradora de combustível que se alimenta de CO2.
A verdade então é que já não importa perguntar quais tecnologias podem ser criadas nem quando elas serão criadas. A humanidade precisa do maior número possível de garantias de que os avanços tecnológicos serão usados para o desenvolvimento sustentável do ser humano e do nosso planeta.
Espero que gostem!
Bom aprendizado @:)

4 comentários:

  1. Bastante agradecido. Que vc nunca nos deixe.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo documentário, vale à pena assistir!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado pelo documentário...

    ResponderExcluir
  4. Parece que o hotfile foi fechado. Você não está a pensar em mudar todos os ficheiros que tinha no hotfile para outro site? Este documentário não esta disponível em nenhum dos links, pode resolver? Obrigado : )

    ResponderExcluir