De Onde Somos

sábado, 21 de agosto de 2010

Itaipu

Título Original: A Construção de Itaipu
Gênero: Doc / Engenharia
Tempo de Duração: 23 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: TVRip
Formato: AVI
Áudio: Português
Legenda: S/L
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 393 Mb

Itaipu ou Usina Hidrelétrica de Itaipu (Guarani: Itaipu,Espanhol: Itaipú;) é uma usina hidrelétrica no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

O nome "Itaipu" foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, Itaipu significa "o som de uma pedra". O compositor estadunidense Philip Glass também escreveu uma cantata sinfônica em nome de Itaipu, em honra da sua estrutura.

Itaipu Binacional é a empresa que gerencia a maior usinahidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo.

É uma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte daPonte da Amizade.

O projeto vai de Foz do Iguaçu, noBrasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, no sul, até Guaíra e Salto del Guairá, no norte.

A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada. No ano de 2008, a usina geradora atingiu o seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.

Megaupload

Um comentário: